quinta-feira, 9 de junho de 2011

A Gretsch White Falcon é um sinal distintivo visualmente guitarra introduzido comercialmente em 1955 pela Gretsch . Embora tenha visto grandes mudanças e substancial a sua forma corporal e características ao longo dos anos, e atualmente é oferecido em vários estilos, o Falcão Branco manteve sempre uma presença marcante e inconfundível e se tornou uma peça altamente reconhecido de Rock da história.

Falcão Branco é mais conhecido por suas 17 polegadas de tamanho grande e de aparência distinta, com tinta branca reluzente, o ouro abundante da guarnição, e um falcão em pleno vôo gravada no escudo de ouro.

Origens e história
No início de 1954, Gretsch estrategista de marketing Jimmie Webster procurou projetar uma guitarra para aperfeiçoar o Gibson Super 400. Ele queria um "Dream Guitar", e ganhou sua inspiração passeios a pé pela imensa fábrica Gretsch e assistindo a construção da diversidade impressionante de instrumentos musicais, a empresa produziu. Desde o banjo linha de produção, Webster lembrou a pérola inlays gravada que adornavam o braço da guitarra e cabeçote. Muitas das Gretsch de tambores foram cobertos com ouro de plástico brilhante grossa que poderia também ser usado como ligação de guitarras.A combinação dessas características de captura do olho com um imenso 17 cm de largura por 2 ¾ "corpo branco profundo e mais alto dourado hardware de qualidade prestados" o Cadillac de guitarras, "o falcão branco.

O Falcão Branco foi apresentado na NAMM show em julho de 1954. Foi apresentado como "o violão do futuro", mas Gretsch inicialmente não tinha planos de fabricar o modelo, na verdade.Era suposto ser um exemplo, bem como da GM Motorama "Dream Cars" do dia.

O volume total de representantes de vendas perguntas recebidas sobre o instrumento atraente levou a uma reavaliação desta posição, e o Falcão Branco chegou às lojas em 1955. Como a guitarra da empresa high-end novo, Gretsch comercializado como "a melhor guitarra que sabemos como fazer! - E que uma beleza". O Falcão Branco originalmente custava US $ 600 ($ 4123 ajustados pela inflação), o preço ficou em segundo lugar apenas para o preço de 690 dólares pedindo Super Gibson 400CESN.

Tão popular era o Falcão Branco (e outros modelos Gretsch do tempo) que este era na história da guitarra Gretsch é frequentemente referido como "The Golden Years" ou "os grandes anos". Através dos anos 60, Webster continuamente "melhorou" a Falcon com mais recursos, incluindo uma versão estéreo. Até o final dos anos 60, o Falcão estava coberto com controles e botões. Tem também ligado a um órgão duplo cutaway início em 1962.

Com mais de uma década de realização, Fred Gretsch se aposentou em 1967 e vendeu sua empresa para fabricação Baldwin . Baldwin teria compreensão guitarras problemas em geral e do Falcão Branco em particular, que desastrosamente não evoluem suavemente para fora do rockabilly era.A maioria dos que foram inspirados pelo quentes novos guitarristas Jimi Hendrix , Jeff Beck , Eric Clapton e outros grandes musicais estavam voltando para pára-choque , ao invés de Gretsch.

Para piorar a situação, a rápida deterioração Baldwin Manufacturing passou por dois incêndios destrutivos em sua planta nova Arkansas em 1973. Falcons soon became instruments only collectors owned and swiftly became forgotten altogether. Falcons logo tornou-se apenas instrumentos coletores de propriedade e rapidamente tornou-se esquecido completamente. Em 1989, Fred Gretsch III retomou o controle dos negócios da família e começou a fazer guitarras novamente.Esses instrumentos são baseados em desenhos clássicos Gretsch, incluindo o venerável White Falcon.

Desde a sua introdução em 1954 até hoje, o Falcão Branco sempre foi conhecida por suas branco acabamento, ébano braço de 17 "wide corpo oco, banhado a ouro hardware, gravada ouro escudo , eo brilho do ouro vinculativo. Ao longo de sua história, algumas características têm mudou a tecnologia e estilo evoluiu.

1954-1958, o número do modelo 6136: Vertical ouro headstock logotipo com asas "G"; pérola bloco fretboard inlays com gravuras de temática aviária; DynaSonic dois única bobina captadores, configuração de controle que consiste de tom master, master volume, volume para cada captador, e três vias seletora chave seletora; tailpiece trapézio com "G" e Cadillac, inspirado em "V" com forma própria; ponte Melita, 2 ¾ "corpo único corte profundo.

1958-1962, o número do modelo 6136: Horizontal "T-telhado" logo asas sans cabeçote, "Neo-clássico" inlays fretboard impressão digital, dois FilterTron humbucking pickups , configuração de controle que consiste do volume principal, o volume para cada captador, forma de captação de alternância e três seletor, e de três vias tom de chave seletora; Espaço ponte de controle. A stereo model (6137) was introduced; this model featured an extra set of pickup selector and tone switches and had the bridge pickup moved closer to the neck. Um modelo estéreo (6137) foi introduzida, este modelo apresentou um conjunto extra de selector de pickup e muda o tom e teve o captador de ponte aproximou-se do pescoço.

1964–1972, model number 6136 and 6137 (stereo): Bigsby vibrato with telescoping "dog leg" arm; "T-zone tempered treble" slanted upper frets. 1964-1972, o número do modelo 6136 e 6137 (estéreo): Bigsby vibrato com o telescópio "dog-leg" braço "; T-zona temperada treble" inclinado trastes superiores.

1974-1981, os números de modelo 7593 (de um único corte) e 7595 (cutaway duplo): em forma de escudo angularmente sem "Gretsch";Em 1981, deixou guitarras Gretsch fabricação.

1995-presente, modelos 6136 e 7593: Os modelos já estão disponíveis em comemoração a cada fase do projeto da Falcon Branco. Modern Falcons também estão disponíveis em preto e prata, e incluem um Stephen Stills modelo de assinatura (com base na encarnação 1958), bem como um verde Bono Falcon irlandês que incorpora o logotipo do cabeçote vertical original e embutidos bloco gravado com o pós-1958 da eletrônica recursos para configuração e "O objetivo é Soul" serigrafia sobre o escudo. Como assinatura de Brian Setzer Hot Rod 6120, a Fênix Negra recursos eletrônicos e despojada que consistem em duas picapes, uma chave seletora, e um botão de volume.

Trabalho de música: Vinícius Oliveira Laja

Um comentário:

  1. oi, gostei das guitarras são muito legais, bonitas e caras tipo a minha só R$18.000,00, não sei as suas mais são caras!
    Vinicius Laja

    ResponderExcluir