segunda-feira, 20 de junho de 2011








Famosa Ordem dos Pedais em um Set de Pedais Compactos

Hoje nós da Mundomax daremos algumas dicas sobre a ordem dos pedais em SetUp. Lembrando que: NÂO há regras, o juiz final é o seu ouvido. Mas, existem alguns truques e manhas (etiqueta eletrônica) que alguns guitarristas mais experientes não dispensam.

Acerca dos Pedais Compactos

Com a aparição dos multi-efeitos digitais (pedaleiras), há alguns anos atrás, parecia que a jornada dos pedais compactos estava condenada ao desaparecimento. Porém, os guitarristas perceberam que para alguns timbres nada pode substituir certos pedais como Overdrive, WahWah, Fuzztones, etc.

Especialmente para timbres de rock, um pedal de Overdrive ligado em linha entre a guitarra e o pré-amplificador eleva o ganho do sinal saído da guitarra e este chega ao Cubo muito mais forte. Em outras palavras, ele já chega com um certo nível de saturação e, assim, você pode conseguir um som realmente “matador”, adicionando a distorção do pre-amp.

Também são populares antes do pré-amp pedais como wah-wah, chorus, flanger e phaser. A maneira tradicional de conectá-los é como uma corrente, plugando o output (saida) de um ao input (entrada) do seguinte, dando sequencia a esse procedimento até o final da corrente.

O problema é que estes pequenos companheiros possuem um ruído inerente ao seu funcionamento, que vai se amplificando na medida em que você cresce sua corrente. Isso nos leva ao nosso primeiro truque de conexão de pedais de efeitos: Posicione os pedais de maior ganho de sinal no início da sua corrente Um pedal Overdrive vai amplificar o ruído inerente da sua corrente muito mais do que um Wah-Wah, chorus ou flanger fariam, o que significa que esse mesmo Overdrive colocado no fim da linha irá causar um prejuízo indesejável ao seu som.

A Famosa Ordem dos Pedais (by BOSS)

Um comentário: