



Achei muito legal saber que existe varios jeitos de se melhorar o som.
Seu nome é uma onomatopeia que faz referência ao som do instrumento, que varia entre grave e agudo.
Tecnicamente ele é um filtro de frequências que atua amplificando uma determinada faixa, sendo a banda passante do filtro determinada pela posição do pedal. Os mais comuns como o atuam na faixa de 500 Hz a 2 Khz.
Existem modificações possíveis de serem feitas a fim de melhorar o pedal, como chaveamento true by-pass, para evitar perda de sinal, e alterações de timbre e faixa de atuação.
Ele tem o formato similar ao de um acelerador de carro e uma das marcas mais famosas é a Dunlop (além de Vox, Budda, Rocktron, Ibanez, Boss entre inúmeros outros).
Tornou-se muito popular após ser peça fundamental nos sons de George Harrison, Matt Bellamy, Carlos Santana, Jimi Hendrix, Dimebag Darrell, Cliff Burton(que é um baixista), Tom Morello, entre outros.
O efeito de wah-wah também pode ser obtido na gaita de boca (harmônica) através de um movimento feito com uma das mãos enquanto se toca o instrumento.
.O pedal de guitarra altera o som natural do instrumento. O sinal segue da guitarra até o pedal onde é modificado para depois chegar ao Amplificador.
Eles funcionam modificando o som de uma guitarra elétrica. Conectados na saída de áudio de uma guitarra, o som passa por um circuito elétrico e é alterado de acordo com as necessidades do guitarrista. Geralmente estes efeitos são ativados com o pé, ao ser pressionado o botão ou alavanca do pedal, enquanto se toca. Existem vários tipos de pedais, como os de "Delay", que fazem uma espécie de "eco" no som, ou então os famosos pedais "Distortion", que distorcem as ondas sonoras muito usado no Rock em geral.
Pedais de distorção aumentam o volume(ou através de clipagem de diodos) até ele chegar a distorcer e gerar o som conhecido em músicas de Rock. Pedais de modulação como o chorus, criam um outro sinal através do som limpo dando uma leve desafinada gerando o efeito de chorus, possivelmente encontrado em músicas dos anos 80, em introduções principalmente como Paradise City do Guns N' Roses ou Message in a bottle do The Police. Fora estes, os considerados mais importantes são o Wah-Wah (alteram o "Tone", dando um som aberto ou fechado de acordo com o movimento do pedal de expressão), e o delay (que gera repetições ou ambiencia).
natasha M. nª11 , Bruna Lopes nª2 , Nazmie Saad nª12
A Gibson ES-335 Lançado pela Gibson Guitar Corporation como parte de seu ES (Electric espanhol) série em 1958, não são nem ocas, nem sólidas, em vez disso, um bloco de madeira sólida atravessa o centro de seu corpo. O lado "asas" é oco, e no topo tem dois violinos estilo-f-buracos sobre as câmaras ocas.
Antes de 1952 Gibson produzia guitarras de único corpo oco, que são propensas a feedback, quando amplificada alto. Naquele ano viu a introdução do seu primeiro corpo sólido, a Gibson Les Paul , com base em Les Paul 's experiência, "The Log", que era meramente um poste com um pescoço, hardware e pickup anexado. Em 1958, Gibson estava fazendo alguns modelos de corpo sólido que tinha feedback muito mais baixos e melhor de sustentar, mas faltava o tom mais escuro, quente e sem amplificação volume de corpos ocos. A ES-335 é uma tentativa de encontrar um meio termo: um tom mais quente do que um corpo sólido, com pouco retorno. Apesar de semi-oco guitarras como a ES-335 são, essencialmente, um compromisso de conceitos anteriores, pela mesma razão que eles são extremamente flexíveis como evidenciado pela popularidade da ES-335, em uma grande variedade de música, incluindo blues , jazz e rock .
Gretsch é uma tradicional fabricante de instrumentos musicais, fundada em 1883 nos Estados Unidos por Friedrich Gretsch, um imigrante alemão.
Ao longo de sua história a Gretsch ficou conhecida por modelos de guitarras que produziu, como a Round Up, Silverjet, Twist, Country Gentleman, Brian Jones, Late Falcon ou Duo Jet, dentre outros que se tornaram ícones nas mãos de músicos como Michael Guy Chislett,Filipe Carvalho de Matos, Elvis Presley, Chet Atkins, Lou Reed, George Harrison, Phil Keaggy, Brian Setzer, Billy Duffy ou Malcolm Young.
Atualmente a marca Gretsch mantém sua produção de modelos novos ou reedição dos clássicos, tendo sua linha de guitarras produzida e distribuída por Fender[1] e a de baterias por Kaman[2].