domingo, 7 de agosto de 2011

PEDAL DE EFEITO - VOLUME

As unidades de efeitos sonoros existem em diversos tamahnos e formatos no entanto, os PEDAIS normalmente são pequenos, mais baratos e o tipo de efeito mais resistente.
Pedais de efeito, são unidades projetadas para serem instaladas em uma superfície,e serem ligadas e desligadas com a utilização dos pés. Normalmente, eles produzem um único efeito.
Os pedais mais simples possuem um único comutador, um ou dois potenciômetros para regulagem, do ganho ou matiz, do efeito, um único LED para indicar se efeito está ligado ou desligado.
Os pedais mais complexos possuem vários comutadores, oito ou dez reguladores, comutadores adicionais e uma tela alfanumérica que indica o estado do efeito com pequenas siglas (por exemplo, DIST para "distorção").
Uma "série de efeitos" ou "série de sinais" pode ser formada pela conexão de dois ou mais padais.
Séries de efeito são normalmente criadas entre um pré-amplificador ("pré-amp") e o amplificador de guitarra.
Quando um pedal está desligado ou inativo, o sinal elétrico que entra no pedal é desviado, resultando em um sinal "seco" que prossegue para os efeitos no sentido da série.
Desta forma, os efeitos dentro de uma série podem ser combinados de várias formas sem ter que reconectar os módulos durante uma apresentação.
Um "controlador" ou "sistema de gerenciamento de efeitos" permite que sejam criados vários loops de série de efeitos, o que permite que um ou vários efeitos possam ser ligados ou desligados, pressionando apenas um comutador.
Os comutadores normalmente são organizados em linha ou em grade.
Para preservar a clareza da matiz, é muito comum o usar os pedais de compressão, wah e overdrive no início da série, pedais de pitch/freqüência (chorus, flanger, phase shifter) no meio e unidades baseadas em tempo (delay/eco, reverb) no final.
Quando utiliza-se muitos efeitos, ruídos indesejados e zumbidos podem ser introduzidos no som.
Alguns artistas usam um pedal de passagem de ruído no final para reduzir ruídos indesejáveis e zumbidos introduzidos pelas unidades de overdrive ou equipamentos antigos.
O primeiro efeito de guitarra transistorizado foi o pedal Maestro Fuzz Tone de 1962, que se tornou uma sensação após o seu uso na música dos Rolling Stones, "(I Can't Get No) Satisfaction" de 1965.
A partir dessa data cada empresa começou a comercializar os seus como a Warwick Electronics,que fabricou o primeiro pedal wah-wah, o Clyde McCoy, em 1967,e a Univox, que começou a comercializar seus pedias Uni-Vibe em 1968


2 comentários: